A APCAS - Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal tem alargado o seu campo de ação social e desportivo para uma vertente mais digital. Fruto dessa expansão, surge a plataforma de desporto adaptado “Todos em Jogo” que tem como objetivo unir todos os envolvidos na área do Desporto Adaptado num espaço único digital onde todos podem ter acesso e partilhar informação e conteúdos, esclarecer dúvidas, discutir temáticas e promover o debate sobre diferentes modalidades desportivas.

O projeto Todos Por um, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. destina-se a alunos dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário, com e sem necessidades educativas especiais e tem como objetivo central o desenvolvimento do desporto adaptado, nomeadamente da modalidade Boccia, enquanto veículo e instrumento promotor da inclusão escolar, social e desportiva dos alunos da Península de Setúbal em geral. Neste sentido, permitiu a criação da plataforma “Todos em Jogo”, uma plataforma de desporto adaptado que foi inicialmente designada como plataforma da “Escola de Boccia” uma vez que apenas continha conteúdos relativos a essa modalidade, para que os intervenientes da comunidade escolar (alunos, encarregados de educação e professores) pudessem não só conhecer a modalidade mas partilhar dúvidas e conhecimento entre todos.

O projeto Desporto com Sentido, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Cidadania Ativa - EEA Grants, permitiu uma reestruturação da plataforma de desporto adaptado “Todos em Jogo” com a efetiva expansão dos conteúdos para outras modalidades desportivas que não apenas o Boccia. Este projeto centra-se na produção de ferramentas necessárias à inclusão pelo desporto através da conceção de manuais específicos de várias modalidades desportivas, acompanhados de suporte digital e materiais didáctico-pedagógico. O projeto tem, também, como objetivo a criação de um Centro de Treino de Competências para o Desporto Adaptado e a rentabilização da plataforma e-learning Todos em Jogo, no mesmo âmbito. Assim, pretende promover a inclusão das crianças e jovens nas escolas e comunidade através da prática desportiva, com uma forte sensibilização dos setores educativos e desportivos no sentido de incrementar os índices de participação das crianças e jovens com deficiência. Por forma a alcançaresse propósito, o projeto tem como parceiros formais: Direcção Geral de Educação [DGE], Câmara Municipal do Seixal [CMS] e Faculdade de Motricidade Humana [FMH].

Neste sentido, ambos os projetos contribuíram positivamente para a criação e desenvolvimento da plataforma de desporto adaptado “Todos em Jogo”, onde todos podem mais do que adquirir conhecimento, partilhar a sua experiência e enriquecer a comunidade ligada ao desporto adaptado.

O Presidente da Direção da APCAS

José Patrício


SIGA-NOS


APOIO


CO-FINANCIADO